13ago
2015
1

Saiba o que eu fiz para meu bebê nunca mais morder o bico dos seios durante a amamentação.

Mamães que amamentam, mais cedo ou mais tarde, serão mordidas. Até que os dentinhos nasçam, sabemos que os bebês sentem uma coceira insuportável nas gengivas. Qualquer objeto encontrado à frente, é testado como mordedor e a hora da amamentação passa a ser cada vez mais dorolosa para a maioria  das mamães desses pequenos.

Não existe uma receita mágica que faça com que os bebês parem de morder os seios durante a mamada, mas compartilho com vocês leitores do meu blog, a minha experiência e como lidei com essa fase.

Mesmo ainda sem dentinhos, aos oito meses de vida, os momentos prazerosos de amamentação tornaram-se muito dolorosos para mim. Durante a mamada, quando eu menos esperava, meu bebê mordia o bico dos meus seios e puxava com suas gengivas, a dor era tamanha que saía lágrimas dos meus olhos.

Sempre que ele fazia isso, eu o advertia dizendo:” Não morda a mamãe!” sempre num tom firme mas calma e sem gritar.  Explicava que isso machucava a mamãe e que se ele fizesse isso, ficaria sem o “mamá”. Assim finalizava a mamada dele e não o amamentava até o horário da próxima refeição, mesmo se ele pedisse mais.

Isso se repetiu durante algumas semanas, até que…

Percebi que as mordidas mais intensas aconteciam quando estava conversando com alguém ou me distraindo com o celular ou controle remoto da televisão durante a mamada. Então procurei dedicar este momento exclusivo para ele, ficando em silêncio e sem fazer movimentos com as mãos.

Me surpreendi quando durante a mamada ele parou de mamar, coçou suas gengivas com seus lábios e sua lingua e continuou mamando. A partir daquele dia, ele nunca mais me mordeu durante a amamentação. As mamadas ficaram rotinadas em ter uma pausa para coçar as gengivas e continuar mamando.

Pude afirmar que ele realmente tinha aprendido a lição quando depois de algum tempo sem me morder, ele se distraiu e deu uma mordidinha de leve, nem chegou a doer. Eu apenas disse a ele: “Cuidado para não morder a mamãe!”.  Ele fez um bico e balançou a cabeça para um lado e para o outro sinalizando que “não”. Entendi que ele estava me dizendo que não tinha mordido ou que foi sem querer.

Amamentar é um momento único e prazeroso que só nós mamães temos a oportunidade de experienciar. As dores, mordidas e desconfortos acontecerão e aprender a reconhecer quando o bebê está prestes a morder e saber como lidar com essa fase, são habilidades que cada mãe que amamenta pode dominar rápido e facilmente.

Comment (1)

  • Adriana

    Esse é o Luquinhas! Quando li logo vi que se tratava dele…Pedrinho já aprendeu também, não me morde mais! Beijos e parabéns pelo artigo, vai ser muito útil pra muitas mamães!!!

    reply

Reply