09mar
2017
0

Saiba como cuidar da febre do seu filho de forma natural e sem remédios.

Considera-se febre quando a temperatura do corpo está acima de 37,5 °C, este sintoma acontece quando o corpo não possui anticorpos suficientes para combater a invasão de virus, bactérias ou micro-organismos.

Quando a febre fica entre 37,5 e 38° C é considerada de baixa intensidade, entre 38 e 39°C, moderada e, em mais de 39°C, alta. Como geralmente é uma resposta do organismo à uma doença, ela pode ser considerada benigna. Apenas se chegar aos 42°C é que pode causar danos aos neurônios, atingindo a meninge, nesse caso, é chamada de hipertermia maligna

Em busca de soluções naturais, descobri métodos incríveis para cuidar da febre do meu filho e gostaria compartilhar com vocês leitores do meu blog.

Através da febre, o organismo consegue matar o invasor, este processo pode ser acelerado de acordo com a forma que a tratamos.

Depois de muito pesquisar e experienciar pude concluir que a febre inicia-se na cabeça e vai descendo ao longo do corpo, por isso é possível perceber que, muitas vezes há variação de temperatura em determinadas partes do corpo febril. Por exemplo, quando medimos a temperatura cabeça e depois as axilas a temperatura da cabeça pode ser maior que das axilas e vice e versa. Para isso, é necessário um termômetro digital de testa ou infra vermelho.

febre

Nunca se deve agasalhar demais o doente febril, deve-se ao contrário, fazer baixar a temperatura externa deixando-o com pouca roupa e roupas leves, com banhos mornos, compressas com pano úmido, deixar os cabelos molhados visando impedir convulsões febris e ao mesmo tempo deixar o sistema imunológico agir internamente.

Podemos considerar um sinal que a febre está indo embora quando as mãos e pés da criança ficam numa temperatura acima do normal, neste momento é recomendado dar um banho de água morna para ajudar a febre ir embora.

A forma de combater estes invasores, na marioria dos casos, é através da temperatura elevada do corpo, quando interrompemos este processo com a introdução de anti-térmicos o tratamento pode torna-se mais longo.

Batata e Cebola 

A batata e a cebola são um ótimos aliados para acelerar a febre. Ambas possuem propriedades anti-inflamatórias e enzimas que podem ajudar no tratamento para reduzir a febre. Quando em contato com a planta dos pés, ela faz o trabalho de puxar a temperatura alta do corpo para os pés, desta maneira, faz acelerar o processo febril do corpo.

Tratamento:

Cortar a batata ou cebola em rodelas, colocar no peito/planta dos pés, vestir uma meia de preferência fina e leve para sustentar.

Basta alguns minutos para notar o efeito. Deve-se trocar as rodelas de batata ou cebola quando notar que a febre está voltando a subir.

Veja as imagens ilustrativas abaixo:

batata_nos_pes

Batata nos pés para baixar a febre.

cebola-nos-pés

Cebola nos pés para baixar a febre.

Recomenda-se ingerir muito líquido para evitar a desidratação e ajudar a diminuir a temperatura interna de forma natural.

Medicamentos antitérmicos, ou antipiréticos, devem ser utilizados com cuidado e quando absolutamente necessários. Sempre é bom ressaltar que doses muito altas de paracetamol podem agredir os rins e o fígado e que o ácido acetilsalicílico é contraindicado nos casos de dengue e de certas infecções virais das crianças.

As informações deste blog tem como base experiências e estudos realizados e não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

No Comments

Reply