28out
2014
0

O que comprar para o quarto do bebê?

Tic tac, o tempo está passando e seu bebê logo logo estará aí. É claro que toda mãe quer comprar tudo do bom e do melhor para seu filhote, mas nem sempre o orçamento permite, afinal são milhares de detalhes que precisamos comprar. Mas, o que realmente é necessário comprar?

Eu priorize minhas compras de acordo com o essencial e prazo de entrega, na minha lista os primeiros itens foram: Berço, Colchão, Cômoda/trocador, Guarda-roupa e Poltrona de amamentação.

Estes devem ser providenciados com bastante antecedência pois geralmente não tem pronta entrega e e não aconselho deixar para a ultima hora correndo o risco de chegar após o nascimento do bebê.  Os itens restante não deixa de ser importante, mas se seu bebê nascer antes de comprar, não vai ser difícil de conseguir a pronta entrega.

Berço

O berço é importante observar se é de bom material para que não pegue umidade ou enferruje, se tiver grade que desça e levante é melhor para acomodar o bebê, mas observe se as travas são realmente seguras, pois isso será muito utilizado principalmente quando ele estiver dormindo e você for coloca-lo no berço. Não pode esquecer do mosqueteiro, o berço deve ter suporte para colocar o mosqueteiro, alguns vem sem e você deve providenciar a parte.

Colchão

Quando se trata de conforto do bebê, tem ser bem estudado. O colchão é um item muito importante, pois pode ser um papel decisivo no crescimento do bebê.  Deve ser de boa qualidade, afinal ele passará a maior parte do dia ali, principalmente nos primeiros meses de vida. O colchão mais indicado para os bebês de 0-3 anos são os colchões de espuma com densidade 18 (D18), plano e firme. É importante verificar se é antiácaros, hipoalergénico e anti-fungos.

Cômoda

A cômoda eu também uso como trocador, indico as cômodas/trocador que tenham mais profundidade e mais largas, vai facilitar seu dia-a-dia ao trocar seu bebê, principalmente quando ele estiver grandinho e “sambar e rolar” enquanto você o trocar.

Guarda-roupa

O guarda-roupa do bebê não precisa ser muito grande, se você já tiver a cômoda. Eu acomodei as roupas na cômoda e dentro do guarda-roupa deixei para guardar as fraldas que ganhei no chá de bebê, os itens de higiene do bebê e alguns presentes que ele ganhou e que ia levar um tempo para usar, como roupas grandes, mamadeiras, brinquedinhos, sapatos, etc.

Poltrona de amamentação

Tem quem diga que a poltrona de amamentação é bobeira, mas pra mim, foi uma das minhas melhores compras. Ali é o momento meu e do bebê, para amamentar e fazê-lo dormir, além de ser  muito confortável. Sinto muita diferença quando viajo e amamento em outros lugares, pois fico com dores na coluna. A poltrona nos proporciona a posição ideal para amamentar de forma que tanto a mamãe e o bebê fiquem confortáveis. Prefiram as poltronas que sejam de balanço e que tenha o puff com rodinhas. O balanço da poltrona ajuda muito na hora de fazer o bebê dormir e o puff com rodinhas é mais fácil de manusear com os pés no momento da amamentação.

Estes são os itens que classifico como prioridade “um” na hora de montar o quartinho do bebê e são os mais caros também. Os demais itens, não deixam de ser importantes e devem ser bem pensados antes de comprar.

É legal você escolher um tema para a decoração ficar em harmonia. Eu fiquei com uma dúvida danada na hora de escolher o tema e depois de muito pesquisar na internet acabei escolhendo o tema de urso.

Mas tinham outros temas como de marinheiro, animais da selva, de carrinho, aviãozinho, trenzinho, personagens da Disney, de pipa, leãozinho, cachorrinho e por aí vai. Para meninas sempre tem mais opções, como boneca, princesa, florzinhas, estrelinhas, coração, casinha, lacinhos, personagens da Disney, gatinha, joaninha, borboletinha, etc. A gente fica maluca diante de tantas opções.

Vou listar abaixo, os demais itens que não podem faltar para o quartinho do bebê:

  • Kit de berço
  • Mosqueteiro
  • Almofada de amamentação
  • Cortina
  • Decoração de parede
  • Lustre
  • Prateleiras
  • Aparelho de som
  • Abajur
  • Banheira

Kit berço

O Kit berço geralmente vem com 4 peças, alguns vem com 5 peças. Que são duas almofadas bem compridas para as laterais do berço, 1 almofada menor para a cabeceira e 1 menor ainda para o lado dos pés. Alguns kits já vem com o mosqueteiro. É legal comprar o Kit berço no tema que você escolheu, pesquise bem, pois tem muitos kits lindos e não muito caros. Depois que eu comprei o meu achei vários com a mesma qualidade, pela metade do preço, mas aí já tinha comprado e não tinha como voltar atrás.

O Kit berço deixa o quartinho do bebê ainda mais charmoso, sugiro colocar para decorar antes do bebê nascer para que as visitas vejam o quartinho dele todo arrumadinho, mas recomendo retirar assim que o bebê for pra casa. Parece um pouco sem nexo né? Mas, li muitas matérias falando sobre casos sufocamento de bebê recém-nascidos por causa de almofadas e demais acessórios dentro do berço, além de juntar poeira, como o bebê chega ainda muito frágil pode não ser muito bom para ele, nos primeiros meses de vida. Mas quando ele já estiver maiorzinho com 5 ou 6 meses, o kit berço torna-se muito importante, pois ele começa a virar para um lado e para outro, a minhocar dentro do berço e acaba batendo a cabeça e se machucando se não tiver essa proteção. Mas procure sempre colocar ao sol e tirar o kit para lavar, pois a poeira pode trazer problemas respiratórios para o bebê.

Se seu kit berço não vier com o mosqueteiro, providencie antes de seu bebê chegar em casa. É muito importante protege-lo de todos os insetos que podem aparecer indesejadamente.

Almofada de amamentação

A almofada de amamentação é parecida com um travesseiro, mas faz contorno em sua cintura, quando sentada, encaixa direitinho entre seus braços e pernas na hora de amamentar. Isso ajuda a descansar seus braços e a evitar possíveis dores na coluna que podem aparecer devido a posição que a mãe fica com o bebê na hora de amamentar.

Cortina

A cortina é mais um charme para o quartinho do bebê, se você conseguir no mesmo tema do Kit berço fica mais gracioso. Se você não encontrar no mesmo tema, prefira as cortinas neutras para não quebrar a decoração do quartinho.

Decoração de parede

A decoração de parede é um dos itens mais difíceis para escolher na minha opinião, além de ser bem trabalhoso para quem se arrisca a colocar a mão na massa. Como o tema que escolhi foi de urso, eu comprei aquelas faixas decorativas e coloquei em torto de todo o quarto numa altura aproximada de 1,50 m, tem diversos temas e você encontra para comprar nessas casas que vendem cortinas e tapetes ou grande lojas de casa e construção. A aplicação, teoricamente qualquer pessoa consegue fazer, mas admito que eu não achei muito fácil. Com a ajuda do meu marido, hora a faixa ficava torta (desalinhada), hora a cola secava antes de grudar a faixa, enfim entre trancos e barrancos, depois de algumas horas conseguimos e ficou LINDO!

Você também tem a opção de comprar aqueles adesivos com desenhos infantis que normalmente se coloca ao lado do berço, algumas pessoas preferem desenhar imagens infantis em uma parede inteira e também fica legal.

O que eu queria mesmo ter feito, mas infelizmente minha verba já estava se esgotando, era colocar papel de parede em todas as paredes com uma faixa de madeira em toda volta separando as duas texturas, quem sabe numa próxima vez eu invista nisso! Se você estiver com uma graninha sobrando, vale a pena dar uma pesquisada nos papeis de parede decorativos para bebê, fica um charme.

Lustre

O lustre não deixa de ser um capricho, mas dá um toque mais que especial para o quarto do bebê. Quando vi um lustre de balão com um ursinho dentro, me apaixonei e tive que incluir na minha lista de compras. São milhares de opções apaixonantes que dá vontade de comprar um de cada e trocar de lustre toda semana. Mas o lustre decorativo não é um item tão importante quando estamos num momento de tantos gastos, com certeza é um acessório que encanta os olhinhos de qualquer um, principalmente das crianças. Se puder, não deixe de dar esse toque especial para o quartinho do seu bebê.

Prateleiras

As prateleiras dão uma preenchida na parede, ajuda a decorar com os brinquedos coloridos e pelúcias, livros e cds do bebê. Eu acho um charme as prateleiras em cubo, mas tem aquelas retas que cabem mais coisas e se souber decorar também ficam muito bonitas. As prateleiras tem que ter pouca coisa, senão dá uma poluída no visual. Nunca entendi o porque as prateleiras são tão caras, se você tiver um marceneiro para fazer, dê preferência. Porque comprar pronta, o preço é absurdo.

Nada melhor para relaxar o bebê uma musiquinha calminha por isso o aparelho de som não pôde ficar de fora da minha lista e sugiro que não falte na sua também, estou completando a coleção MPBaby e Lovies Baby, são ótimas! Sempre coloco um som para cada banho e na hora de fazê dormir a noite. Não sei o que seria de mim sem o cd da Enya (coleção Lovies Baby), para mim, essa é a melhor para fazer dormir a noite, é tiro e queda, coloco o cd e na segunda música ela já dormiu. Tem também outros muito bons como Beatles, Michael Jackson, U2, Cold Play, Elvis, Bob Marley, Paralamas, Elton John, Adele, Pink Floyd, Chico Buarque e por ai vai… são todos ótimos! Bons para as mamães e ótimos para os bebê.

Abajur

Quando eu estava montando o quarto do bebê, todos me recomentavam comprar o abajur, comprei mas ele quebrou antes mesmo do bebê nascer. Uma pena, pois sinto muita falta principalmente na hora de amamentar durante a madrugada, assim que eu ver outro igual vou comprar.

Banheira

Quando fui comprar a banheira, comecei a pesquisar em todo lugar qual seria a melhor banheira, queria dicas, mas infelizmente não achei nada demais. Por sorte acabei comprando uma banheira muito boa e prática da marca Burigotto. Ela já vem com o suporte para segurar a banheira e tem lugar para colocar o sabonete e shampoo, também veio com o trocador em cima. Para falar a verdade, eu não uso o trocador que veio junto com a banheira porque o quarto do meu bebê é suíte e a cômoda com o trocador fica muito próximo, mas em casas onde o banheiro é longe essa é uma boa opção.

Espero que tenha conseguido ajudar com as minhas dicas!

No Comments

Reply