27ago
2015
0

Dicas e passo a passo para tirar o Passaporte do Bebê.

Estamos nos preparando para fazer uma viagem internacional com nosso bebê e será um prazer compartilhar com vocês uma das etapas da viagem, a etapa burocrática “ emissão do Passaporte“.

Para tirar o passaporte de um bebê, o procedimento é praticamente o mesmo de tirar para um adulto. Abaixo o passo-a-passo e algumas dicas:

Documentos necessários:

  • Certidão de nascimento do bebê;
  • CPF e RG do pai e da mãe ou do responsável legal;
  • Uma foto 5×7 com fundo branco, recente, colorida e sem data.
  • Protocolo e comprovante do pagamento da GRU;
  • Autorização de expedição de passaporte para menores. (explicarei mais abaixo).

Passo-a-passo:

  1. Acesse o site da Polícia Federal (Site Polícia Federal);
  2. Escolha a opção requerer passaporte e preencha a solicitação;
  3. Caso o bebê ainda não tenha CPF, preencha com o CPF de um dos responsáveis (mas é muito fácil tirar o CPF, saiba mais);
  4. Com tudo preenchido, faça o agendamento para apresentar a documentação na Polícia Federal;
  5. Imprima o protocolo e a GRU e realize o pagamento da taxa no valor de R$156,07;
  6. Com o boleto pago, volte para o site da Polícia Federal para agendamento de local e data;
  7. Imprima a autorização de expedição  de passaporte para menores, preencha todos os campos e leve ao cartório para reconhecer firma da assinatura do Pai e da Mãe do bebê, este documento deve ser apresentado na Polícia Federal, junto aos demais documentos.
  8. Caso o bebê seja acompanhado por apenas um dos pais, o formulário é este aqui – Autorização de expedição para menores.
  9. O bebê deverá estar presente na Polícia federal na data agendada com seus pais ou responsável legal.

Dicas na hora de tirar o passaporte do bebê

Agendamento:

Se estiver tendo dificuldades de agendamento na sua cidade com datas muito longe, procure acessar o site por volta as 16h e 17h, dizem que nesse horário é disponibilizado vagas de agendamento de pessoas que desmarcaram. Se tiver muita urgência, vale tentar ir pessoalmente à Polícia Federal munido de todos os documentos necessário e explicar a situação, é possível que consiga marcar uma data mais próxima para a entrevista.

 

Horário:

Procure chegar um pouco antes do horário agendado, eles normalmente são rigorosos com a pontualidade. Existem muitos imprevistos que podem nos fazer atrasar como trânsito, vaga para estacionar e por aí vai, quando estamos com bebês os imprevistos aumentam, nós mamães sabemos bem como é ter que trocar a fralda bem na hora de sair ou ter que alimentá-lo em trânsito.

Foto 5×7:

Apesar de ser uma fofura quando o bebê dá aquele sorriso para a foto, tratando-se de passaporte, a foto 5×7 deve ter o rostinho sério do bebê e virado para frente, infelizmente não pode vir acompanhada de um lindo sorriso ou carinha de choro.

Eu não sabia disso quando fui tirar o passaporte do meu bebê, ele tinha sete mês e deu um sorriso lindo na hora de tirar foto. Quando fui entregar os documentos na Polícia Federal, a atendente informou que não poderia aceitar aquela foto porque ele estava sorrindo. A minha sorte foi que a atendente foi muito simpática comigo e meu bebê estava tranquilo, conseguimos fazer uma foto ali na hora mesmo. Caso contrário, teria que fazer um novo agendamento e voltar num outro dia com a foto dentro dos padrões.

Bem-estar do bebê:

Esteja preparada com tudo que o bebê necessita, pois apesar de você pegar a senha preferencial, corre-se o risco de demorar. Com bebê bem alimentado e com fraldas limpas, torna-se mais fácil distraí-lo e deixa-lo confortável.

Validade do Passaporte

Procure tirar o passaporte do bebê próximo da data da viagem, pois o prazo de validade para os pequenos é muito curto e corre-se o risco de ter que emiti-lo novamente. É bom ficar atento aos prazos:

De 0 à 1 ano de idade = 1 ano de validade;

De 1 à 2 anos de idade = 2 anos de validade;

De 2 à 3 anos de idade = 3 anos de validade;

De 3 à 4 anos de idade = 4 anos de validade;

De 4 à 18 anos de idade = 5 anos de validade;

Acima de 18 anos = 10 anos de validade.

Tendo passaporte vencido e vistos válidos, será necessário viajar com dois passaportes (Passaportes vencido e válido). Como por exemplo o visto para os Estados Unidos que dura 10 anos, você acabará sempre precisando fazer isso. O passaporte antigo é cancelado, mas o visto continuará sendo válido (só não pode ser danificado).

Retirada do Passaporte

Você será informado no dia da entrevista quando o Passaporte ficará pronto. Normalmente leva em torno de 6 dias úteis e você deverá retirar no posto de atendimento da Polícia Federal. Não é necessário a presença do bebê para a retirada do Passaporte.

Espero ter ajudado e que façam uma boa viagem!

 

 

 

No Comments

Reply