01jul
2015
0

Por que é importante tirar CPF e RG do bebê?

Com a chegada do bebê os pais ficam tão atarefados com a nova rotina, que tirar o CPF e RG do bebê é algo que nem se passa pela cabeça papais de primeira viagem, mas é um assunto muito importante e que deve ser resolvido.

Para check-in em hotel, entrada em hospital, cadastros em geral, viagens de avião ou ônibus, etc, é obrigatório apresentar o documento, senão nada feito!

Ao sair de casa com o bebê os pais devem estar sempre com um documento do bebê, de início a certidão de nascimento. Porém a certidão de nascimento é um documento nada prático para ficar em bolsas ou carteiras e manuseando sempre que preciso, sem contar que pode rasgar, amassar ou molhar e dar dor de cabeça para se reestabelecer. Por isso é recomendado tirar o CPF e RG do bebê assim que possível.

O que é melhor tirar primeiro, CPF ou RG?

Digo que é CPF. Porque hoje em dia, não é feito mais um cartão para o CPF como era antigamente. Hoje é emitido apenas um número e impresso num papel. Tendo o número do CPF, é possível ser impresso junto ao cartão do RG.

Como tirar o CPF do bebê?

  1. Vá pessoalmente a uma das agências que emitem o número de CPF.Local para emissão do CPF: Agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios.
  2. Leve a Certidão de Nascimento do bebê e um documento com foto do pai ou da mãe do bebê ( quem estiver providenciando o documento). Não é necessário o bebê estar junto.
  3. O valor da taxa para emissão do número é de R$5,70.
  4. O número deve sair na hora ou no mesmo dia.

Muito fácil né? Feito isso, você já pode providenciar a emissão do RG do seu bebê.

Como tirar o RG do bebê?

  1. Compareça a um posto de identificação civil de sua cidade ou se você estiver em São Paulo, pode ir ao Poupatempo.
  2. Normalmente é necessário agendar uma data e horário para comparecer com o bebê. Procure saber se na sua cidade é possível fazer agendamento por telefone ou apenas indo pessoalmente.
  3. A primeira via do documento é gratuita, a partir da segunda via pode ser cobrada uma taxa de varia de cidade para cidade, em São Paulo é de R$27,66.
  4. Leve a Certidão de Nascimento do bebê (Original),
  5. Um documento com foto do pai ou da mãe ( quem estiver providenciando o documento),
  6. Uma foto 3×4 do bebê com fundo branco.
  7. Apresente o número do CPF do bebê.
  8. É necessário o bebê estar presente para tirar as impressões digitais.

O RG normalmente não sai no mesmo dia, é necessário retornar para retirar na data agendada pelo posto de identificação ou poupa tempo.

No Comments

Reply