01dez
2014
0

Como evitar rachaduras nos mamilos durante o período de amamentação?

É comum ouvirmos as mães contando que tiveram seus mamilos rachados e sangrando nos primeiros dias de amamentação e que foi preciso passar pomada para aliviar a dor e melhorar as rachaduras.

Isso deixa qualquer grávida apavorada, afinal nossos seios são extremamente sensíveis e só de imaginar que ele pode vir a rachar e sangrar já dá uma aflição inconsolável.

Comigo não foi diferente, tudo que eu queria quando grávida, era poder amamentar meu bebê sem que ele engolisse sangue e claro sem que eu sentisse dor.

Em busca de métodos preventivos para que isso não acontecesse, optei por seguir a dica da esponja, muitos obstetras advertem esse ato, inclusive a minha obstetra orientou-me a não esfregar a esponjinha e disse que depois passaria uma pomadinha ótima. Mas eu não quis arriscar, pra mim a esponja funcionou e não me arrependo, pois não tive uma rachadura sequer.

Desde quando descobri minha gestação, sempre ao banho, esfregava a buchinha vegetal em meus mamilos até ficar vermelho, diariamente durante todo período gestacional.

Este processo ajudou para que meus mamilos ficassem mais resistentes e foi possível sentir claramente o progresso dia pós dia durante esse período.

Suspendi o uso da esponja após do nascimento do meu bebê.

Depois de duas semanas amamentando, um de meus mamilos começou a ficar um muito sensível e o que eu fiz para melhorar foi passar meu próprio leite em torno do mamilo e a melhora foi imediata.

Ao perceber o poder do leite materno, continuei a passar meu próprio leite em torno dos mamilos para mantê-los sempre hidratados.

Um acessório que ajuda muito a manter os mamilos hidratados, são as conchas, além de manter o leite hidratando os mamilos ainda ajuda a formar o bico para facilitar na hora da mamada.

Prefiram as conchas de plástico rígidos, pois as conchas de silicone, se não for bem higienizado a cada mamada, corre-se o risco de dar sapinho no bico do peito e passar para a boquinha do bebê.

No Comments

Reply